Casa Cor PR 2019

Em julho deste ano tive a oportunidade de visitar Curitiba/PR, uma das cidades brasileiras, que sempre considerei importante conhecer, no meu roteiro nacional de busca por inspirações! A mostra Casa Cor acontece anualmente em todas as capitais brasileiras e em épocas distintas, possibilitando que nós arquitetos, possamos buscar inspirações regionais, num Brasil que é tão amplo e repleto de soluções para se adaptar às regiões e climas tão distintos!

Como arquiteta e urbanista, sempre tive o sonho de conhecer Curitiba, a capital do Paraná! Sou apaixonada tanto pelas obras arquitetônicas modernistas do Niemayer presentes na cidade, como pelas edificações históricas que compõem o centro da capital paranaense, mas principalmente por seu urbanismo, desenvolvido por Jaime Lerner. Curitiba é uma cidade pensada para as pessoas, com foco no transporte coletivo! É lindo ver a forma como as pessoas se deslocam com facilidade e principalmente se sentem seguras utilizando os equipamentos públicos! Pude andar de ônibus e conversar com algumas pessoas nas praças da cidade, que me relatam a tranquilidade de morar em cidade pensada para elas e a facilidade da rotina diária, quando a necessidade coletiva é colocada como prioridade!

E neste ano, a mostra teve abrigo em um centro comercial enorme, com vários níveis e coberto, o que facilita bastante o percurso, principalmente em dias chuvosos ou muito quentes! Iniciando a visitação por um lounge jardim maravilhoso, marcando a entrada e a saída da mostra e logo no início, um dos ambientes que me chamou mais a atenção, até pelo tema, foi o ambiente do Coworking!

O ambiente contava com projeto de mobiliário com automação, bancadas de trabalho com ajuste de altura, estofado com ajuste de encosto automatizado também, tornando o espaço ainda mais funcional e ergonômico, como o próprio ambiente pede, por se tratar de um espaço coletivo que precisa ser altamente adaptável! Além das cores e o fato do espaço não ter nenhuma sala fechada todo o espaço era aberto e fluído, apenas com uma divisória vazada, para tornar alguns cantinhos, como a sala de reunião mais reservados.

Outra ideia muito bacana que vi em alguns ambientes, foram a pitura das paredes, como protagonistas do espaço, passando da dimensão parede e invadindo o mobiliário ou mesmo em degradê, unindo os planos de parede e forro! Lindíssimo e uma opção mais ousada para inovar no Décor, além o uso de tecido ou papel de parede, que já são largamente utilizados!

Amei ver pedras naturais da região em diversos ambientes da mostra, valorizando uma matéria prima natural tão linda que temos! O mais presente nos espaços, foi o mármore branco Paraná que tanto amoooo utilizar em meus ambientes, sempre torna os espaços mais nobres, acolhedores e únicos!

A mostra estava realmente muito linda e fica muito difícil descrever tudo que vi em palavras, então abaixo seguem algumas fotos dos nossos destaques da edição da mostra Curitiba 2019!

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s