Arquitetura na Ásia

 

 

Em outubro deste ano estive em férias na Àsia, mais especificamente na China e na região de Guangzhou, que é próxima de Macau e HongKong, lugares que também tive a oportunidade de conhecer, além de visitar algumas cidades na Tailândia. Foram dias intensos e muito ricos culturalmente!

De imediato já me deparei com um aeroporto gigantesco em Guangzhou e super tecnológico, em que apesar do grande fluxo de passageiros diariamente, consegue organizar e não conter tanta fila na imigração. Uma pequena amostra do que a tecnologia representa na arquitetura e na vida chinesa, que usa a iluminação como acessório ou mesmo, como revestimento nas fachadas dos grandes edifícios.A infraestrutura urbana, nas regiões que tive a oportunidade de conhecer tanto em Guangzhou na China quanto em HongKong, me surpreenderam muito com suas largas avenidas, passarelas elevadas para os pedestres andarem com mais segurança em meio a um trânsito intenso das metrópoles.

O som característico da China, para mim, será o som das buzinas dos carros, eles costumam buzinar para tudo e qualquer situação! Também possuem grandes parques e praças, voltadas às atividades de lazer e meditação. Os prédios são uma atração a parte na cidade, onde a arquitetura é protagonista e a iluminação é o centro, utilizada até mesmo com projeções nas fachadas. São responsáveis por atrair visitantes de diversas regiões do mundo e da China, para apreciar a vista, pois mesmo os próprios chineses se surpreendem com a velocidade que as coisas mudam e se atualizam, em alguns aspectos, principalmente na construção civil.

Em resumo eu fui para a China, imaginando que veria um tipo de arquitetura milenar e vernacular, repleta de detalhes simbólicos, e encontrei esta somente nos templos budistas! No lugar dela, encontrei uma China tecnológica e seriada. Uma China que pulsa, crescente e que evolui a todo o instante! Uma China gigante e nada adormecida, que mantém a sua população segura e feliz, e que investe em infraestrutura para as pessoas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s